Observacións

Voltar

Comentarios

  • Miguel Serrano
    Em Echium rosulatum os estames costumam ser pilosos, mas as vezes são pouco pilosos, e pode não verse nas fotos. Em Echium vulgare algumas populações têm estames pilosos tamém, ainda que o Flora Iberica não o indica. Mas o carácter da morfologia da base das folhas caulinares e brácteas é incontestável, este é E. rosulatum, com a típica base truncada, numa folha ovada ou ovado-lanceolada, mentres que em E. vulgare a base é atenuada numa folha estreitamente lanceolada. Despois, essa inflorescência pauciflora tamém é característica de E. rosulatum, Mas com o tema das brácteas já não precisamos mais nada.
  • Martinho Fiz
    Sen embargo todos os filamentos estaminais de varias flores son glabros o que según Flora Ibérica lévanos a E. vulgare. Fixen zoom nas fotos da folla, que teño gardadas en alta resolución, e non teñen a base claramente pustulada como indica Flora Ibérica para E. rosulatum senón que carecen dela o que se asemella tamén a E. vulgare.
  • Miguel Serrano
    A base das brácteas é claramente truncada, típica da Echium rosulatum. Era guai encontrar o Echium vulgare ali, mas... ;-)