Biodiversidade ameazada

biodiversidade.eu. Uma guía para o uso.

Nas próximas entradas desta página iremos proporcionando informação das diferentes utilidades que se podem encontrar na página e do seu funcionamento, desde o registo de observações, ameaças, iniciativas de conservação ou unidades didáticas, o comparador de espécies, os espaços dedicados a novas e eventos relacionados com a conservação da natureza.
 

Blogs

>

biodiversidade.eu. Uma guía para o uso.

Volver

Consulta dos Dados geográficos disponíveis em www.biodiversidade.eu

Como adiantava-mos na entrada anterior da página, a consulta dos dados é acessível para qualquer pessoa que navegue pela rede, sem necessidade de registo.  Na actualidade a plataforma conta com informação principalmente de flora ameaçada e endemismos de Galiza e Norte de Portugal, com distintos níveis de precisão pontos concretos, quadrículas de 1 km de lado ou nas menos exactas em quadrículas de 10 km.
Para a consulta duma espécie determinada, existem duas opções:
- Realizar a busca directamente desde o mapa: ao aceder ao mapa da web, no lateral superior esquerdo localiza-se o buscador pelo nome da espécie. No mapa podem seleccionar-se distintas opções para a presentação da informação
 

Como ver o mapa

 Quadrículas de 10km2

 Quadrículas de 1km2 (pontos e quadrículas de 1km2)

 Só pontos

 Quadrículas e pontos (informação original de pontos e quadrículas)


Outra das opções contempladas é poder filtrar entre observações validadas e não validadas pela equipa de administradores.
Para a navegação pelas observações pode realizar-se clicando sobre cada um dos pontos do mapa, ou através do desplegábel Ver observações, no que existe a possibilidade de filtrado por ano da observação.

- Navegação pêlo catálogo de espêcies: dende o catálogo de espécie, poden realizar-se consultas navegando pêla árvore despregável. Em cada uma das espêcies, será visíbel a ficha da espêcie (en fase de revisão para a flora ameaçada e endêmica) e uma relação das observações (Exemplo: http://biodiversidade.eu/especie/santolina-melidensis-rodr-oubina-aamp-s-ortiz-rodr-oubina-aamp-s-ortiz/)
Dende está opção tamén se pode acceder ao mapa e navegar pelas observações segundo o indicado anteriormente. Na ficha da espêcie tamén temos a possibilidade de exportar os dados das observações em formato de tabela .csv, um formato que permite com sinxelas adaptações o uso deste corpo de dados em aplicações GIS ou simplesmente para a presentação de informes.


No Mapa ainda temos uma opção máis de consulta de informação, sería a consulta por Área Geográfica a través da Ferramenta Áreas, na próxima entrada desta web de difusão contaremos algo máis sobre ela. Saúde.

CC BY-SA

Últimos posts