Observacións

Voltar

Comentarios

  • Miguel Serrano
    Ok, então passo-cha de Romulea clusiana a Romulea bulbocodium. Gracinhas.
  • Jonatan
    Gracias por el aviso, ya he corregido las coordenadas. La observación se dio en la Serra da Groba, Baiona, a varios kilómetros de cualquier cosa parecida a una playa.
  • Miguel Serrano
    Olá Jonatan. Se a geolocalização é correcta e a foto não corresponde em realidade a uma praia de Baiona, diria que mais bem se trataria de Romulea bulbocodium, por localização geográfica e hábitat (dado que R. clusiana é própria de zonas areosas, principalmente dunas marítimas). Polo aspecto da planta tamém poderia ser R. bulbocodium, já que R. clusiana normalmente tem a faixa amarela do perianto mais grande e vistosa... Uma forma mui singela de distingui-las e polas brácteas (um carácter que não se aprecia na foto). Em R. clusiana ambas as duas brácteas são escariosas, em R. bulbocodium a inferior é herbácea (isto é, verde). Por isso nas observações destas espécies sempre é bom incluir uma foto em vista lateral. Isto tamém permite identificar a muito mais rara R. ramiflora (neste caso pola bracteola ou bráctea superior, que tamém é herbácea).
  • Xabier Cid
    Ola. A xeolocalización deste rexistro parece indicar o interior do concello de Gondomar, e na información sitúase Baiona. Cal das dúas referencias é a correcta?