Observacións

Voltar

Comentarios

  • Miguel Serrano
    Home, como são sinónimos, o que fago eu ir escrevendo em boli sobre as guias os nomes que vão mudando, e digo-che que nas de plantas não che são poucos!!
  • Xabi Prieto
    Graças Miguel. Vaia lio este da taxonomia... Tinha em mente comprar umha guia de peixes de auga doce. Agora a pergunta que me fago é se val a pena que estea actualiçada ou nom! Afinal os que menos mudam cada ano som quasse os nomes vulgares (por isso che dicia aquel dia que estou a prol do seu uso, tanto com odonatos, hérpetos ou o que seja, Martinho...)
  • Miguel Serrano
    Pois efeitivamente, é o mesmo peixe de sempre, o espinhento. Na teoria, as populações de europa ocidental galegas pertenciam a G. gymnurus, ficando G. aculeatus noutros territórios. Depois considerou-se que na França conviviam ambas as espécies e também em Portugal, e finalmente, acaba de sair um estudo este ano que considera que há que levar de novo todos os G. gymnurus para G. aculeatus. http://www.researchgate.net/publication/276189006_Invalidity_of_Gasterosteus_gymnurus_(Cuvier_1829)_(Actinopterygii_Gasterosteidae)_according_to_integrative_taxonomy Se ninguém diz nada ao contrário, penso que podemo seguir este artigo e colocar G. gymnuros como sinónimo. Contodo, de momento, não temos editores ou editoras expertas em ictiologia em biodiversidade.eu.