Biodiversidade ameazada

biodiversidade.eu. Uma guía para o uso.

Nas próximas entradas desta página iremos proporcionando informação das diferentes utilidades que se podem encontrar na página e do seu funcionamento, desde o registo de observações, ameaças, iniciativas de conservação ou unidades didáticas, o comparador de espécies, os espaços dedicados a novas e eventos relacionados com a conservação da natureza.
 

Blogs

>

biodiversidade.eu. Uma guía para o uso.

Volver

Georreferência as tuas observações de flora e fauna e contribui à base de dados da biodiversidade galego-portuguesa.

Podemos dizer que o principal objetivo de biodiversidade.eu, é agrupar diversas fontes de dados sobre flora e fauna do nosso território. Assim som fontes que se iram somando os dados disponíveis em informes das administrações públicas, à dispersa informação em publicações científicas e os dados de diversas plataformas online e projetos que estão a recolher informação da nossa biodiversidade. 

Neste sentido, som muitos os projetos pessoais ou coletivos (tanto em redes sociais, blogues ou páginas web) que dia a dia partilham observações de flora e fauna na internet, observações que na maioria das ocasiões não chegam a integrar-se em bases de dados da biodiversidade mais amplas. 

Na página propomos um sistema ágil para o registo e georreferenciação destas observações, as quais passaram por um processo de validação por uma equipa de expertos nos diferentes grupos taxonômicos. Se quiseres disponibilizar as tuas observações de flora e fauna para a consulta por outros usuários, regista-te como usuário e explora as possibilidades.

Como registar observações

A criação de novas observações realizasse desde a pestana + Observação disponível na Portada ou na pestana Criar na margem direita superior da página. Este enlace abre um formulário, no que a primeira seleção é o grande grupo ao que pertence a observação que queremos registar (Algas, Fungos, Plantas Vasculares, Anfíbios e Répteis, ....). 
Uma vez selecionado acedesse a um formulário singelo e intuitivo, que conta com explicações para cada campo pelas possíveis dúvidas. Neste formulário apresentasse inicialmente o bloco de dados para georreferenciação, no que se seleciona o território e se adiciona um nome de lugar e o ponto da observação diretamente sobre o mapa ou bem com umas coordenadas geográficas (em lat/long.,UTM ou quadrícula UTM MGRS). 
Os seguintes blocos são os de Seleção de espécie, Imagens (onde se pode agrupar por distintos tipos) e dados sobre a observação Comentários, outros observadores presentes, data e vinculação a um projeto já registado na página. 

As observações registadas quedaram imediatamente visíveis e consultáveis para a comunidade, estejam validadas ou não. Cada usuário pode consultar rapidamente as suas observações no seu perfil e exporta-las em formato tabela para outros usos. O mesmo para as observações ligadas a projetos, que estarão disponíveis na página do mesmo. 

No caso de querer partilhar um grupo de dados amplo, o usuário pode solicitar permissão para o carregamento massivo de dados e o procedimento séria adaptando a sua base de dados a um formato de tabela predeterminado. 

Abraço e obrigados por partilhar.

CC BY

Comentarios

  • Víctor Bao
    Gracias Roi, intentaré hacerlo así.
  • Roi Carballal
    Hola Víctor, el catálogo está incompleto, se ha generado en parte automáticamente a través de los registros disponibles para nuestra área en el proyecto Global biodiversity y poco a poco vamos añadiendo según las necesidades. En estes casos lo recomendable es que incluyas el nombre en el campo No sé cual es la especie, y en el campo de observaciones dejes constancia de que esta identificada pero no disponible el taxon en el catálogo. Esta observación pasará por un editor, que incluirá la especie en el catálogo y validará la observación. Muchas gracias y bienvenido al proyecto.
  • Víctor Bao
    Intente registrar una observación de un ejemplar macho de Trithemis annulata (con foto incluida) y en el apartado "especie" no reconocía ésta, despues al querer ver el tipo de licencia no me dejo volver a la página y se borraron todos los datos introducidos. Agradecería más información de lo que hay que hacer cuando no aparece la especie en el recuadro correspondiente pues solo da la opción de aceptar no conocerla y en este caso si la conocía. En cuanto a las licencias me queda la opción de abrir el enlace en una nueva pestaña pero creo que sería útil que eso fuera así por defecto ya que así los datos introducidos no desaparecerían. Gracias.

Últimos posts